Barroco e Rococó

Rococó
O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero de decoração.


A expressão "época das Luzes" é, talvez, a que mais frequentemente se associa ao século XVIII. Século de paz relativa na Europa, marcado pela Revolução Americana em 1776 e pela Revolução Francesa em 1789. No âmbito da história das formas e expressões artísticas, o Século das Luzes começou ainda sob o signo do Barroco. Quando terminou, a gramática estilística do Neoclassicismo dominava a criação dos artistas. Entre ambos, existiu o Rococó.

O Rococó é também conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com o século XVIII.


Os pintores mais representativos foram François Boucher, Antoine Watteau e Jean-Honoré Fragonard

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7xhtb9-e6IV2Jizuz9pHP4ECUZ0ag_TcIgpeXCMIj5IH4hXc4osytCtu5ONmjPYFc_pMUnh-u2UxzZ94ov8k2ycjyy6N4V3ZyPfmRBsUBT3yQmb1F3xsCRPix48NQ_POjsweQCZg3vg/s1600/Boucher_par_Gustav_Lundberg_1741-sz410x539.jpg
                                                                     François Boucher
Ficheiro:Fragonard, Inspiration.jpg
                                                                  Jean-Honoré Fragonard
No Brasil o estilo revelou-se tardiamente, pois já no início do século XIX, na escultura de madeira e de «pedra-sabão», na pintura mural e na arquitectura, com José Pereira Arouca, Francisco Xavier de Brito, Manuel da Costa Ataíde e António Francisco Lisboa.


     Características

O rococó tem como principais características:
Cores claras;
Tons pastéis e douramento;
Representação da vida profana da aristocracia;
Representação de Alegorias;
Estilo decorativo;
Possui leveza na estrutura das construções;
Unificação do espaço interno, com maior graça e intimidade;
Texturas suaves;
Hedonismo (é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana)

                                                                 O Balanço, De Fragonard   
Ficheiro:Queluz Palace fountains.JPG
Fonte e fachada Palácio Real de Queluz 

Barroco


Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e à Contra-Reforma, distingue-se pelo esplendor exuberante
                                                   Interior da Igreja de São Francisco, Salvador



Pintura

Andrea Pozzo, codificando a técnica da perspectiva arquitetônica ilusionística em seu tratado Perspectiva Pictorum et Architectorum, foi o responsável pela divulgação em larga escala de uma das mais típicas modalidades de pintura do Barroco, a criação de grandes tetos pintados onde as paredes do templo parecem continuar para cima e se abrir para o céu, oferecendo a visão de uma epifania onde santos, anjos e Cristo parecem descer entre nuvens e resplendores de glória.
Ficheiro:Louis XIV of France.jpg
                                                 Retrato de Luís XIV, 1701. Museu do Louvre, Paris
 
Escultura

A Contra-Reforma deu uma atenção redobrada à imaginária sacra, seguindo antiga tradição que afirmava que as imagens de santos, pintadas ou esculpidas, eram intermediários para a comunicação dos homens com as esferas espirituais. São João da Cruz afirmava que havia uma relação recíproca entre Deus e os fiéis que era mediada pelas imagens, e vários outros religiosos católicos, como São Carlos Borromeu e Roberto Bellarmino reiteraram sua importância no culto, mas o valor delas havia sido negado pelos protestantes, o que desencadeou grandes movimentos iconoclastas em várias regiões protestantes que provocaram a destruição de incontáveis obras de arte.
Ficheiro:Religion Overthrowing Heresy and Hatred Legros.jpg
                                         A Religião derrotando a Heresia e o Ódio, Igreja de Jesus, Roma
                 
Barroco no Brasil
O Barroco no Brasil foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. O poema épico Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira, é um dos seus marcos iniciais. Atingiu o seu apogeu na literatura com o poeta Gregório de Matos e com o orador sacro Padre Antônio Vieira, e nas artes plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho, na escultura, e Mestre Ataíde, na pintura.
Exemplos de obras de Aleijadinho:

Ficheiro:Aleijadinho-cristo-congonha.jpg
                                                 Cristo carregando a cruz, Santuário de Congonhas
 
Ficheiro:Aleijadinho-cristo.jpg
Cristo no Monte das Oliveiras, Congonhas do Campo