Arte Medieval


Contexto histórico

Esta época é caracterizada pela influência da igreja sobre toda a sociedade .A economia medieval é em grande parte de subsistência. A riqueza era medida em terras para cultivo e pastoreio. O comércio era escasso e a moeda era rara. A economia baseava-se no escambo. Arte medieval era financiada pelos burgueses e pela igreja .
Principais pintores


Maneira de expressar uma época ou sociedade, a arte, espelhou o choque cultural entre os dogmas sacros e o movimento humanista que surgira no Renascimento. Enquanto a Igreja estabelecia padrões, pregando Deus como o centro do universo, os humanistas defendiam o antropocentrismo e à busca pela verdade. Assim, Michelangelo, um dos principais artistas da época, manifestou em obras sacras, os ideais deste movimento, caracterizando uma nova concepção sobre a vida humana.




August Renoir Edgar Degas





Rafael Sanzio
Esculturas



A arte da Idade Média insere-se no período que, convencionalmente, se chama de Idade Média. A Igreja Católica assume neste período um papel de extrema importância filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tenham temática religiosa.



Literatura



A literatura medieval é um tema vasto, abrangendo essencialmente todas as obras escritas disponíveis na Europa e além durante a Idade Média (abrangendo o milênio que vai da queda do Império Romano em cerca de 500, até o início da Renascença florentina em fins do século XV. A literatura desta época era composta de escritos religiosos bem como de obras seculares. Da mesma forma que a literatura moderna, é

um complexo e rico campo de estudo que vai do totalmente sagrado ao exuberantemente profano, passando por todos os pontos intermediários. Por causa da vasta extensão de tempo e espaço é difícil falar em termos gerais sem simplificar em demasia e assim, a literatura é melhor caracterizada por seu lugar de origem e/ou linguagem, bem como por seu gênero.



Mobiliário


A técnica milenar de fazer móveis com as mãos, artesanalmente. O capricho é tanto que os entalhes e

acabamentos do estilo regência, iniciado em 1700 na época do Rei Luiz XV - França ficam idênticos. A cadeira mostrada aqui é a Limoges, ela pode ser confeccionada. Sabe aqueles móveis antigos (de época) que vemos em novelas e minisséries Globais e em filmes épicos. Todo mundo está cansado de saber que o que eles têm em comum é sua qualidade incomparável. A durabilidade é praticamente infinita, tanto que muitos de nós tem uma peça herdade de sua bisavó, que é quase uma relíquia.